Afinação  

Afinação

Normalmente os fabricantes de pianos recomendam que se afine duas vezes por ano. Para uma utilização normal, desde que o piano esteja em muito bom estado, será suficiente fazê-lo apenas uma vez de oito em oito meses. Já os pianos utilizados em concertos deverão ser afinados na véspera de cada evento.

A manutenção da afinação é o cuidado principal a ter com qualquer piano. Se o espaço entre afinações for muito prolongado, a tensão das cordas ao diminuir, tornará menos eficaz a tarefa do afinador, visto que após a afinação as cordas terão tendência a perder tensão mais rapidamente do que o desejável.

Por outro lado, a presença mais regular do técnico permitirá todo um trabalho de prevenção de situações de disfunção do mecanismo e do teclado, minimizando os riscos de desgastes precoces nas peças móveis do piano.

Hoje, com o advento do Afinador Eletrônico, muitas pessoas se autodenominam Técnicos e se aventuram trabalhar neste ramo causando danos irreparáveis como nós temos atestado em nossas viagens por todo o Brasil.

Na A.E.M. Pianos oferece uma afinação apuradíssima, realizada por profissionais com anos de experiência, com requintes temperados a realidade de cada instrumento e o local que ele se encontra. Podemos até recorrer à tecnologia, mais, confiamos mesmo é na experiência e arte do ouvido humano.